Pesquisar neste blogue

AS NOSSAS TRADIÇÕES

SETEMBRO E AS NOSSAS TRADICIONAIS FESTAS


Festas Em honra de S. Sebastião
 


Inicia-se no primeiro fim-de-semana de Setembro as festas da Freguesia de Monsaraz começando na Aldeia do Telheiro com as festas consagradas a São Sebastião. As festas iniciam-se na 
5ª feira vésperas das festas para ir “roubar” o Santo, já que a sua igreja fica no meio do campo.


As noites de animação com os bailes  


Fica um apontamento á IGREJA DE S. SEBASTIÃO e às nossas tradições.



 A IGREJA DE S. SEBASTIÃO. De Arquitetura Quinhentista, tal como muitas outras igrejas, no Alentejo. 
É simples e conserva os murais que representam S. Francisco a receber os estigmas, têm dois altares laterais, um de N. Sra. da Graça e outro de S. Caetano.
A imagem do Santo Padroeiro S. Sebastião está no centro. Filial da igreja de S. Tiago e talvez por uma questão de proximidade, relativamente as aldeias do termo de Monsaraz, manteve alguma atividade principalmente até à data da construção da igreja de N. Sra. do Carmo nos Motrinos. 
São exemplo dessa atividade as seguintes referências: Em 21 de Novembro de 1714 João Curvo, natural de St Aleixo, Monforte casou nesta igreja, com Catrina Rodrigues da aldeia do Outeiro. Em 24 de Março de 1727 Manoel Martins Filipe, natural de S. Tiago de Terena, casou nesta ermida, com Isabel Mendes da aldeia da Barrada. São apenas alguns exemplos retirados do livro “Monsaraz através dos séculos”, de Manuel Godinho Gato.


Daquilo que é as memórias dos naturais desta Freguesia, principalmente os do Telheiro todos nós nos recordarmos das festas de S. Sebastião em Janeiro (creio por volta de dia 20) e da enorme quantidade de lama e poças d'água que era necessário ultrapassar, para ir “roubar” o Santo nas vésperas das festas, que será uma 5ª feira. 
Hoje felizmente a tradição mantém-se, apenas a data e a lama se alterou, já que as atuais festas de S. Sebastião no Telheiro se realizam no 1° Domingo de Setembro.

 O Telheiro nessa época tinha junto á ribeira da Pega imensas hortas e como as festas coincidiam com o auge da produção das laranjas, eram muitos os hortelões que ofereciam para as festas enormes ramos de laranjas, para posteriormente serem leiloados. 
E quem não se recorda dos enormes bailaricos no casão do Zé Caeiro, hoje Padaria a Fonte.


ISTO É A NOSSA HISTÓRIA. Já agora uma palavra de apreço para a A.G.T (Associação Gerações do Telheiro) que têm sabido manter as nossas tradições.
Texto e fotos: MONSARAZ a CAMINHAR







 FESTA DO SR. JESUS DOS PASSOS


 Sempre no segundo Domingo de Setembro de cada ano realizam-se em Monsaraz as festas de N. Sr. Jesus dos Passos. Independentemente do que elas possam representar para os milhares de forasteiros que nesta data nos visitam, elas são para os Montesarenses um marco histórico e temporal, onde o pagão se mistura com o religioso, mas de onde sobressai o reunir das famílias e o reencontrar dos amigos 
















Festas de N. Sr.ª do Carmo nos Motrinos

Á semelhança do que acontece em Monsaraz, também os Motrinos, bonita aldeia da nossa freguesia celebra as suas festas anuais consagradas a N. Sr.ª do Carmo sempre no terceiro Domingo de Setembro



O ARRAIAL





IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO ...MOTRINOS ..........Dado o aumento populacional da aldeia dos Motrinos e os difíceis acessos á vila de Monsaraz sede de Concelho e de Freguesia, decidiu o padre Manuel Soeiro de Morais (natural da vila de Mogadouro ) prior da paróquia de S. Tiago à qual os Motrinos pertencia, construir com a ajuda da população uma igreja cuja obra ficou pronta por volta do ano de 1750. Tendo o referido padre deixado dinheiro para que se comprassem duas vacas, autorizadas a pastar na Coutada de Monsaraz e com o produto das referidas vacas se fosse comprando os adornos e alfaias necessárias á igreja. O novo prior de S. Tiago, Manuel Gomes Cunqueiro Velho disse em 1758 que naquela igreja da Nossa Senhora do Carmo, se celebrava missa em todos os Domingos e dias Santos, paga pela população da Barrada e dos Motrinos. Foi esta igreja vitima de um grande incendio nos primeiros anos de 1900 provocado pelo fogo de artificio que se encontrava guardado na sacristia. Depois de reparada continuou sendo filial da igreja Matriz de Monsaraz dado que a freguesia de S. Tiago já tinha sido extinta em 1848..


Fonte : Monsaraz através dos séculos de Manuel Godinho Gato


E assim termina o ciclo das festas de verão na nossa Freguesia de Monsaraz desda vez na bonita aldeia do Outeiro. Parabéns a todas as comissões, Telheiro, Monsaraz, Motrinos, Outeiro e Barrada por continuarem a manter vivas as nossas tradições. Fotos e texto. Monsaraz a Caminhar

"Autor  fotos Isidro Pinto" para Monsaraz a Caminhar 

Festas de N. Sr.ª da Orada no Outeiro
Á semelhança do que acontece nas outras aldeias da nossa freguesia realiza-se na aldeia do Outeiro ao 4º fim de semana de Setembro a festa a N. Srª da Orada 





A Capela de Nossa Senhora da Orada, no Ferragudo, tinha sido construída por encomenda de D. Nuno Álvares Pereira no início do decénio de 1380, na qual, o condestável gostava de orar quando estava por estas bandas, antes da partida para as batalhas com os castelhanos, então, para construir o Convento, a Capela teve de ser demolida, ficando o seu lugar marcado pelo cruzeiro que se encontra fronteiro à igreja! 
A Ermida de Nossa Senhora da Orada tinha sofrido profundas alterações nos finais do século XVI, tendo passado para a comenda da Ordem de Cristo por vontade do Duque de Bragança, assim, a mesma foi imediatamente entregue à Ordem dos Eremitas Descalços de Santo Agostinho, onde, desde 10 de Abril de 1673 começaram a chegar religiosos, chegando a 20, ainda antes de 1700! 
No ano de 1700, o Convento de Nossa Senhora da Orada, começou a ser construído com o incentivo do padre João Calvário daquela Ordem, a qual, também ordenava padres e, do Pároco da Paróquia de S. Tiago, porém, devido à sua dimensão, por falta de financiamento, só foi concluído em 28 de Agosto de 1741! 
Ja bem mais tarde entre a decada de 70 a 80 a N. Srª da Orada é retirada do Convento devido ao seu abandono e é levada para a aldeia do Outeiro onde se encontra até hoje.







Assim termina o ciclo das festas anuais da nossa Freguesia. Festas de Nossa Senhora da Conceição da Barrada. Um grande Bem Haja a todas as comissões Telheiro, Monsaraz, Motrinos, Outeiro e Barrada, que apesar da desertificação humana das nossas aldeias teimam em manter as tradiçoes .

Festas de Nossa Senhora da Conceição 
na bonita aldeia da BARRADA











E assim termina o ciclo das festas na nossa Freguesia de Monsaraz desda vez na bonita aldeia da Barrada. Parabéns a todas as comissões, Telheiro, Monsaraz, Motrinos, Outeiro e Barrada por continuarem a manter vivas as nossas tradições. Fotos e texto. Monsaraz a Caminhar

"Autor  fotos Isidro Pinto" para Monsaraz a Caminhar 


Sem comentários:

Enviar um comentário