Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de março de 2020

AS TRADIÇÕES DE ANTIGAMENTE A PÁSCOA





VAMOS RECORDAR TRADIÇÕES.
A Páscoa 
Adicionar legenda

Talvez alguns de nós ainda se lembrem, como era vivida nomeadamente a Segunda Feira de Páscoa, dia de grandes arraiais onde as famílias e amigos se descolavam para locais pré determinados e que na sua grande maioria muito diferem dos de hoje e onde se viviam enormes arraiais onde não faltavam os toques de concertina e os respetivos bailaricos, assim como as barraquinhas e carroças de comes e bebes, ir comer o folar da páscoa ou a pintainha como muitos de nós miúdos dizia-mos, faziam de este dia para a época um dia muito especial.


Não vão muito longe os tempos em que as dificuldades de transporte limitavam a mobilidade das pessoas fazendo assim que esses locais de confraternização fossem por inerência das condicionantes muito mais perto dos seu locais de residência, por essa razão queremos hoje relembrar aqui alguns lugares emblemáticos da nossa freguesia onde se viveram enormes arraiais como é o caso do Alto de S Bento, que concentrava grande parte da população de Monsaraz e Arrabalde, e do Convento da Orada que pela sua localização e facilidade de acesso trazia até aqui gente de toda a freguesia, muito vagamente ainda me recordo, de ver todo esse enorme largo cheio de carroças e churriões e das respetivas barraquinhas de comes e bebes. 

Com o aparecimento e posterior vulgarização dos transportes motorizados, tudo isso se foi alterando, e já na década de setenta um dos locais mais em moda principalmente para nós jovens dessa época passou a ser a zona circundante á Ermida de S. Pedro dos Olivais já no concelho de Mourão. È BOM RECORDAR AS NOSSAS TRADIÇÕES

"Texto e foto Isidro Pinto"








               










Sem comentários:

Enviar um comentário