Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

RIO GUADIANA Versos

RIO GUADIANA
I
Rio Guadiana, saudade,
Água límpida, corrente
Não sei bem a tua idade
Ponte do guadiana
Só sei que estás ausente
II
Quando era mais novo
Muitos mergulhos eu dei
Junto ao teu moinho, o povo
Juro, parecia que era rei
III
No lazer, muita alegria
Maior nos fins de semana
Vinha tudo o que havia…
P’ro nosso rio Guadiana…
IV
Nas tuas margens pescava
À noite, a lua chegava Barbos, bogas e achigãs
Também apanhava rãs
V
Já agora também digo
Enquanto a barragem te tapa
Os momentos que bendigo
Apanhar peixes na lapa
VI
Tudo servia para petisco
Comido nas tuas margens
Pitéu sempre muito listo
Justificavam as viagens
VII
De ti tudo me recorda
Sempre com muita saudade
Até a nossa querida açorda
Feita com grande vontade
VIII
Das tuas muitas histórias
Não há só contos de fada
Nas tuas tristes memórias
Há muita família enlutada

IX
Do trabalho, o meu sustento
Durante quase trinta anos
Nem sempre a meu contento
Mas nunca dos meus enganos
X
Vontade, talvez desvario
Em nome do desenvolvimento
Sufocaram o nosso rio
Mataram o seu movimento.
"Autor Joaquim Frasco"

Sem comentários:

Enviar um comentário