Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

ASSIM SE CANTA EM MONSARAZ


VAMOS VALORIZAR O QUE É NOSSO ……….
GRUPO CORAL DA FREGUESIA DE MONSARAZ







GRUPO CORAL DA FREGUESIA DE MONSARAZ

Monsaraz terra de excelentes vozes, teve o seu primeiro grupo coral dedicado à divulgação do cante alentejano, em princípios de 1975. A Casa do Povo, proporcionou-lhes então todo o apoio logístico possível na altura, tendo suportado as despesas de aquisição do traje e facultado instalações para os ensaios. Este grupo, por vários motivos, parou a sua atividade em 1980.
Em 1985, sob a égide da Assembleia de Freguesia de Monsaraz, o Grupo voltou a reconstituir-se, tendo como membros participantes a maioria dos elementos do anterior. Ensaiava nas instalações da Junta de Freguesia e da Misericórdia. Também devido a circunstâncias diversas, veio a desaparecer no início de 1990.
Em 2002 renasce novamente o Grupo, e de novo com a maioria dos elementos que compunha os anteriores, pessoal nascido e residente na nossa freguesia, com profissões nas mais variadas áreas desde a pastorícia á indústria da restauração e hotelaria.
O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz escolhe para seu traje um fato domingueiro em usos nesta região nos fins do século XIX princípio do século XX. Desde o chapéu às botas, passando pelas camisas e jaquetas, pretendeu-se dar a conhecer e manter um traje muito habitual no ambiente em que muitas vezes o cante alentejano se praticava – aos domingos e dias de festa ou em ambientes de relação social – quando se tomava um copo nas tabernas, adegas ou em festas de família.
O Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz fez a sua reapresentação pública em 24 de agosto de 2003, em Monsaraz, após uma cerimónia religiosa de consagração a Santa Maria da Lagoa, orago da Freguesia de Monsaraz.
Em julho de 2005, o “GRUPO CORAL DA FREGUESIA DE MONSARAZ” edita o seu primeiro trabalho discográfico com o lançamento de um CD com o título “Monsaraz Varanda do Alqueva”, em julho de 2011 apresenta um novo álbum (DVD/CD) com o título “Monsaraz - águaterracante”, e, em dezembro de 2014 apresenta o DVD/CD “Monsaraz do Natal aos Reis”, este com a participação do Grupo à Capela (dos Açores) Manuel Sérgio e José Farinha e ainda do Quarteto de Cordas Baccus, contendo apenas e só cante religioso praticado nesta zona do país.
Realiza anualmente um Encontro de Grupos Corais – “A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago” – (último fim de semana de julho) e ainda um “Concerto de natal c/ Cantes ao Menino, e cante de Reis pelas ruas da vila”, em Monsaraz.
Tem uma média aproximada de 30 atuações por ano, de Norte a Sul do País, em eventos de autarquias locais, colóquios, feiras temáticas, festas populares, programas de televisão e de rádios locais e regionais, encontros de grupos corais, etc….
Presentemente o grupo é composto por vinte e cinco cantadores, numa faixa etária entre os 14 e os 82 anos de idade, todos eles oriundos do Concelhos de Reguengos de Monsaraz, e tem a sua sede na Casa do Cante em Telheiro-Monsaraz (Adaptação da antiga escola primário).
Mestres do Grupo:
Até junho de 2004 António Joaquim Morais Cardoso 
Desde Junho 2004 Serafim Berjano da Silva

"Autor texto e fotos Isidro Pinto" para Monsaraz a Caminhar




Sem comentários:

Enviar um comentário