Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

AS NOSSAS GENTES - Recordar um Montesarense



VAMOS CONTINUAR A FALAR DAS NOSSAS GENTES.



Hoje vamos recordar um Montesarense de nome António Pego mas conhecido por todos nós pelo Farinhas, também ele migrado para a cintura industrial de Lisboa na década de 60/70 na procura de condições de vida que o Alentejo lhe negava. Talvez poucos de nós saibamos que ao entrar no que é hoje e desde á largos anos o restaurante Lumumba, era antigamente a taberna do Pintassilgo e que na sala de entrada onde anteriormente era a taberna existem pintados na parede dois quadros: Um alusivo a uma cena de taberna e outro a uma cena de campo e foram pintados pelo Farinha.

Pintor autodidata de quem ainda me lembro de ver alguns mostradores de relógios de pulso ou algibeira pintados com motivos rurais pelo Farinhas.

Mestre de dança ou ensaiador de baile da pinha foi de facto uma figura marcante numa determinada época. Pintou alguns quadros, sendo que a sua maioria foi para oferecer, apenas restando na família dois ou três.

Obrigado Farinhas pelo legado que nos deixou. Obrigado Lumumba por preservar até hoje aquilo que é seu mas que são memórias de todos nós. Os meus agradecimentos à Gina Alves pela autorização deste pequeno texto sobre o seu pai.

"Autor do texto e fotos  Isidro Pinto" para Monsaraz a Caminhar




Sem comentários:

Enviar um comentário